Para sua idade

Consumo de álcool começa na juventude

Na região metropolitana de SP, quase 2 milhões de pessoas sofrem com excessos

Carregando...


O abuso no consumo de bebidas alcoólicas não escolhe faixa etária. As primeiras doses, no entanto, costumam ser ingeridas na juventude. No I Levantamento Nacional sobre Uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas, realizado no fim do ano passado, entre universitários das 27 capitais brasileiras, foi constatado que mais de 85% dos jovens entrevistados já haviam tido contato com o álcool. Além disso, metade deles bebeu antes de alcançar os 16 anos de idade.  

Por sua vez, o estudo São Paulo Megacity avaliou 5.037 adultos na região metropolitana de São Paulo, em um trabalho que faz parte de uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ali, verificou-se que 75% da população entre 12 e 65 anos já beberam, pelo menos, uma vez na vida. Pouco mais de 9% apresentaram diagnóstico de abuso do álcool. Isso é equivalente a quase 2 milhões de pessoas.

No artigo “Consumo nocivo do álcool: um problema complexo e de diversos responsáveis”, o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade (CRM 33807) chama a atenção para o fato de que o abuso no uso do álcool pode prejudicar a relação familiar, com “atos violentos e a ausência afetiva e produtiva do usuário”. O próprio sistema de saúde fica sobrecarregado, ao atender “vítimas de acidentes de trânsito ou pacientes com problemas físicos e psiquiátricos” decorrentes do hábito.

Ele atribui a situação com relação ao consumo de álcool no Brasil a fatores como beber grandes quantidades em pouco tempo; início precoce do costume de ingerir álcool, muitas vezes oferecido dentro de casa; e a facilidade com que se vende bebidas alcoólicas para menores.  

Homem: duas vezes mais risco, diz pesquisa americana

De acordo com pesquisa publicada em 2009 na revista The Lancet, mais de 20% dos homens correm riscos de exagerar na dose, desenvolvendo transtornos relacionados ao consumo de álcool. Entre as mulheres, o risco é entre 8% e 10%.

Também de acordo com o estudo, a apresentação ao álcool se dá, em geral, entre 18 e 22 anos. Aos 18, mais de 60% das pessoas já ficaram embriagadas.

 

Custom Editora
Especial para o Terra

Deixe seu Comentário

* Campos obrigatórios.





Últimos Comentários
  • 17 de Março de 2011 ás 09:48 | De: Rafael

    Bebo pq é liquido, pois se fosse sólido come-lo-ia...

  • 17 de Março de 2011 ás 09:04 | De: Josi

    Acredito q até para beber exige uma certa prática, hábito e inteligência. Assim como "comer" é um dos prazeres da vida, beber tbm. Pois degustar de uma boa bebida, um saboroso vinho, um drink relaxante ao final de um dia stressante. Saber beber e beber com moderação é o importante.

  • 17 de Março de 2011 ás 08:50 | De: Franco Onzi Perini

    Existe uma confusão por parte da da Custom Editora, que por meio das imagens coloca o vinho como porta de entrada ao consumo de álcool. Isso é um falso julgamento de uma bebida tratada como complemento alimenta por países onde os índices de alcoolismo são muito inferiores aos do Brasil.

  • 17 de Março de 2011 ás 08:41 | De: valdeléia

    Beber engorda também... Além de não ser saudavel, lógico !

  • 17 de Março de 2011 ás 08:27 | De: Amanda

    Que dez os resultados dessa pesquisa! Isso mostra o quanto de familias brasileiras podem ser destruídas com o consumo de alcool.... Que gera violencia, agressoes, intrigas, discussões.... Além do mais pode destruir vidas inocentes no transito como tem acontecido ultimamente! Parabéns povo brasileiro por serem ignorantes e influenciados por essa ilusão que o alcool pode te fazer o bem e aqueles que estão ao seu redor!

  • 17 de Março de 2011 ás 08:13 | De: Alexandre

    Vamos beber, vamos beber, porque comer engorda!!!!!!!!!!!!!!! de João Pessoa - PB


Veja Também
Todas as matérias da seção